Sobre o episódio do Zorra Total que deprecia imagem do profissional de contabilidade

No episódio, que foi ao ar no último sábado dia, 07/12/2019, o contador recebe prêmio pelo seu trabalho denominado “Nem fede nem Cheira”. O personagem que representa o contador, agradece o prêmio ao chefe por considerar o trabalho dele “ok” e aos pais que “nunca esperaram nada importante” e Finaliza dizendo que “nunca decepcionei ninguém, mas também nunca surpreendi”.
Nesse gênero vemos um profissional de grande importância para o desevolvimento de uma sociedade muito valorizado em outros paises, com uma imagem totalmente deturpada pela sociedade brasileira.
Segundo Marion (2005, p. 01): “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
Quando Marion cita a expressão “auxilia a administração a tomar decisões” ele está se referindo, não só a administração de empresas de pequeno e médio porte, como muitos pensam, mas também a grandes empresas, multinacionais, investidores, fornecedores, pessoas físicas, e ao Governo. A contabilidade é o instrumento fundamental para toda e qualquer decisão a ser tomada pelos seus usuários, no entanto para isso ela precisa ser disponibilizada em tempo hábil e com fidedignidade das informações.
Após 14 anos de experiência na Contabilidade, entre faculdade e a realidade enfrentada pelo mercado de empreendedores contábeis, percebo que o contador possui sua imagem realmente depreciada, pois para muitos empresários, o contador apenas emite guias de impostos e imprime a folha de pagamento, no entanto os dados que a contabilidade proporciona além de todos os estudos de legislação e sua aplicabilidade para se chegar a esses relatórios e todos os dados derivados dos mesmos, são ignorados e muitas vezes não utilizados como ferramentas para a tomada de decisão. Esses relatórios podem e devem ser utilizados para controle de gastos, redução de custos, alavancar receitas, margem de lucro, entre outras funções.
Outros pontos para esta depreciação do profissional estão também relacionados a concorrência desleal, mercantilização dos serviços contábeis e o exercício ilegal da profissão que barateiam “os servicos contábeis” e não entregam as demonstrações contábeis ou até mesmo entregam, mas apenas com valores, muitas vezes equivocados e sem nenhuma análise que possa ajudar aos seus usuários para tomada de decisão.
Analisando esses dois cenários acima, finalizo afirmando, que o reconhecimento do Profissional de Contabilidade precisa o mais urgente ser revisto e trabalhado com toda a sociedade, inclusive com os próprios profissionais, para assim solidarmos uma classe que realmente alcance os objetivos da ciência contábil, disponibilizando uma prestação de servicos de qualidade com dados relevantes para tomada de decisão e assim colaborarmos com o desenvolvimento do nosso país.
Autora: Gilvaneide Lima (Contadora)

Comentários