O Google está disponibilizando um novo recurso para ajudar os Pequenas e Médias Empresas durante o período de pandemia do novo coronavírus. Trata-se de links para que esses negócios possam receber doações e disponibilizem vale-presente diretamente na Busca.
A ideia surgiu a partir da avaliação da quantidade de buscas pelo termo “como ajudar”, que subiu 27% em maio. Para o Google, o dado reflete o desejo das pessoas em ajudar esses pequenos negócios durante a crise.
Para adicionar um link de doação, venda ou vale-presente as empresas precisar usar seus perfis no Google Meu Negócio. A ferramenta também permite publicar uma mensagem, informando aos clientes como a renda arrecadada será usada.
Para viabilizar a ideia, o Google fechou parceria com o PayPal, que ajudará a realizar o trâmite das doações, assim como SumUp, Beleza Amiga, Abacashi e PagPerto para os vales-presentes.
Google Maps
Além dos links para doações, o Google também anunciou os Promoted Pins, ferramenta que ajuda as empresas locais a se destacarem exibindo o marcador no Google Maps com o logotipo do segmento de sua empresa.
Até setembro de 2020, os Promoted Pins serão gratuitos para as PMEs que usam Campanhas Inteligentes – isso quer dizer que elas não serão cobradas quando um usuário clicar ou ligar para a empresa a partir do marcador.
Isso permitirá que pequenas empresas destaquem serviços específicos, como retirada no estabelecimento ou delivery/entrega no Google Maps.
Os lançamentos fazem parte das iniciativas do Google para ajudar os pequenos negócios, essenciais para a sociedade – mas que foram impactadas durante o isolamento social.
Outras iniciativas Google
Outra ação da empresa para dar suporte às PMEs no momento é o botão de “Temporariamente Fechado” lançado no Google Meu Negócio e o YouTube VideoBuilder, ferramenta gratuita que transforma imagens estáticas e texto em vídeos curtos, com cerca de 6 a 15 segundos.
O Google investe também na capacitação do empreendedor nesse período. Desde março, a empresa disponibiliza ferramentas e recursos do Google para aprender, trabalhar e manter-se em contato com os demais no site g.co/EmCasa.
Há também o hub de educação em publicidade Google Academy, com lives semanais com conteúdos e dicas sobre como anunciar usando plataformas do Google, em vídeos que vão do nível básico ao avançado.
Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, também foi lançado o programa Mentoria Cresça com o Google, em que cinco mil empreendedores têm a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientação de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas durante a pandemia, tudo online.
Além das ferramentas, a empresa anunciou mais de US$ 1 bilhão para apoiar pequenas empresas e iniciativas humanitárias no mundo todo. Desse valor, US$ 340 milhões em créditos no Google Ads são destinados para todas as PMEs que tenham mantido contas ativas ao longo do último ano.
Comentários
Postar um comentário