Google lança ferramenta para doações e vale-presente para pequenos negócios

O Google está disponibilizando um novo recurso para ajudar os Pequenas e Médias Empresas durante o período de pandemia do novo coronavírus. Trata-se de links para que esses negócios possam receber doações e disponibilizem vale-presente diretamente na Busca.
A ideia surgiu a partir da avaliação da quantidade de buscas pelo termo “como ajudar”, que subiu 27% em maio. Para o Google, o dado reflete o desejo das pessoas em ajudar esses pequenos negócios durante a crise.
Para adicionar um link de doação, venda ou vale-presente as empresas precisar usar seus perfis no Google Meu Negócio. A ferramenta também permite publicar uma mensagem, informando aos clientes como a renda arrecadada será usada.
Para viabilizar a ideia, o Google fechou parceria com o PayPal, que ajudará a realizar o trâmite das doações, assim como SumUp, Beleza Amiga, Abacashi e PagPerto para os vales-presentes.
Google Maps
Além dos links para doações, o Google também anunciou os Promoted Pins, ferramenta que ajuda as empresas locais a se destacarem exibindo o marcador no Google Maps com o logotipo do segmento de sua empresa.
Até setembro de 2020, os Promoted Pins serão gratuitos para as PMEs que usam Campanhas Inteligentes – isso quer dizer que elas não serão cobradas quando um usuário clicar ou ligar para a empresa a partir do marcador.
Isso permitirá que pequenas empresas destaquem serviços específicos, como retirada no estabelecimento ou delivery/entrega no Google Maps.
Os lançamentos fazem parte das iniciativas do Google para ajudar os pequenos negócios, essenciais para a sociedade – mas que foram impactadas durante o isolamento social.
Outras iniciativas Google
Outra ação da empresa para dar suporte às PMEs no momento é o botão de “Temporariamente Fechado” lançado no Google Meu Negócio e o YouTube VideoBuilder, ferramenta gratuita que transforma imagens estáticas e texto em vídeos curtos, com cerca de 6 a 15 segundos.
O Google investe também na capacitação do empreendedor nesse período. Desde março, a empresa disponibiliza ferramentas e recursos do Google para aprender, trabalhar e manter-se em contato com os demais no site g.co/EmCasa.
Há também o hub de educação em publicidade Google Academy, com lives semanais com conteúdos e dicas sobre como anunciar usando plataformas do Google, em vídeos que vão do nível básico ao avançado.
Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, também foi lançado o programa Mentoria Cresça com o Google, em que cinco mil empreendedores têm a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientação de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas durante a pandemia, tudo online.
Além das ferramentas, a empresa anunciou mais de US$ 1 bilhão para apoiar pequenas empresas e iniciativas humanitárias no mundo todo. Desse valor, US$ 340 milhões em créditos no Google Ads são destinados para todas as PMEs que tenham mantido contas ativas ao longo do último ano.
Os avisos de créditos disponíveis vão aparecer na conta Google Ads das empresas brasileiras até o final de junho e poderão ser usados a qualquer momento até o final de 2020, em todas as plataformas publicitárias do Google.

Comentários