Tecnologia e Contabilidade: o que muda para o contador?

A tecnologia vem avançando em um ritmo acelerado, em um processo irreversível e os impactos tecnológicos não negligenciaram as forças de trabalho e trouxeram modernidade para os colaboradores, inclusive para contadores. Saiba mais no texto abaixo.
O processo de transformação digital atingiu empresas dos mais variados ramos de atuação, e a Indústria 4.0 promete continuar entregando tecnologias relacionadas à automação, à computação em nuvem e à internet, de modo geral.
Profissionais que atuam no ramo da contabilidade já contam com ferramentas tecnológicas que influenciam positivamente a rotina de trabalho, como softwares contábeis e sistemas de integração. Mas, nesse cenário, o que muda para o contador?
Se ainda não modernizou os processos de seu escritório e quer saber os benefícios que a tecnologia oferece, continue lendo este artigo!
Gestão do escritório contábil
Uma das primeiras mudanças está relacionada à gestão do escritório. Imagine um software contábil que ajuda a:
agilizar e automatizar tarefas;
aumentar a produtividade individual e coletiva;
reduzir erros;
otimizar o tempo gasto em cada atividade;
baixar NFes e emitir GRUs;
gerar livros fiscais;
formatar demonstrativos;
cuidar da área financeira.
Facilitaria, e muito, a rotina da equipe, não é?
Um sistema tecnológico desenvolvido para contadores, além de cumprir com os tópicos vistos acima, ainda ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes por aprimorar os serviços prestados pelo escritório.
Integração com o sistema ERP online das empresas atendidas
Um sistema ERP online é focado na gestão empresarial. Por isso, nele constam todos os dados referentes às movimentações financeiras das empresas atendidas, sejam de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária ou vendas.
Imagine você, contador, tendo acesso a todos esses dados, a qualquer hora (sem precisar falar previamente com os clientes), e podendo exportá-los para o seu próprio software contábil!
É isso o que uma ferramenta de integração contábil possibilita. Seu uso garante benefícios como:
aumento de produtividade;
melhora da comunicação interna;
melhora da comunicação com o cliente;
redução significativa do uso de papéis;
eficiência operacional;
otimização dos processos do escritório.
Gestão otimizada de projetos e da equipe
Já falamos sobre software contábil e sobre ferramenta de integração, mas ainda há muitos outros recursos tecnológicos que influenciam de maneira positiva no dia a dia dos contadores.
Aqui, vamos dar um exemplo que auxilia na otimização da gestão de projetos e de equipes: o Trello!
Os recursos dessa plataforma em nuvem auxiliam diferentes empresas dos mais diversos ramos a gerenciar projetos e equipes. Tudo é online e não há a necessidade de instalação, veja como funciona:
Ao se cadastrar, você já poderá criar um quadro (que abrange todo o projeto);
Uma vez criado o quadro, é possível criar listas dentro dele (Tarefas a fazer, sendo feitas e concluídas, por exemplo, sendo três listas nesse caso);
Dentro das listas, criam-se cartões com informações sobre cada atividade. Ainda utilizando o exemplo acima: na lista de “Tarefas sendo feitas”, dá para criar o cartão “DRE da empresa X”, por exemplo, inserir o prazo e o nome do colaborador responsável pela tarefa, entre outras informações relevantes — assim que a atividade for finalizada, é só arrastar o cartão para “Tarefas concluídas”.
Como o sistema funciona de forma colaborativa, tanto os membros da equipe quanto o gestor podem criar e editar listas e cartões. Assim, ao acessar o sistema é possível saber tudo o que está acontecendo no escritório e quais funcionários já finalizaram as tarefas do dia ou da semana.
Tomada de decisões baseadas em dados
O que vimos nos tópicos anteriores mostra algo importante: a tecnologia, ao reunir dados fidedignos sobre o negócio, auxilia na tomada de decisão.
Veja alguns dos benefícios advindos disso:
elaboração de um planejamento estratégico;
redução do custo operacional;
gestão otimizada, e não feita às cegas;
melhores soluções a curto, médio e longo prazo;
tempo para consultoria contábil.
Ou seja, além de automatizar processos, aumentar a produtividade, melhorar a comunicação com clientes e membros da equipe, a tecnologia ainda reúne o necessário para que contadores possam tomar decisões baseando-se nas necessidades reais do próprio escritório.
Enfim, vimos aqui o que muda para o contador quando se trata de tecnologia aliada à contabilidade. Percebemos que os processos do dia a dia feitos de forma manual podem atrasar outras obrigações e compromissos desnecessariamente, não é?
Mesmo que você e sua equipe já estejam acostumados ao modelo de trabalho atual, saiba que com a tecnologia e com a automação vocês não precisam mais levar horas para finalizar determinados processos.

Comentários