6 dicas importantes para realizar Inventário e Avaliação Patrimonial

Controle Patrimonial o sucesso requer planejamento.
Diante da importância que vem tendo nos últimos anos, a seguir algumas informações relevantes para empresas que necessitam da realização do Inventario e Avaliação Patrimonial:
Quem realizar?
É importante que a realização seja feita por especialistas, preferencialmente empresas de Consultoria em Inventário e Avaliação Patrimonial, pois quando o processo é feito internamente, costuma ser realizado com “vícios” e é comum identificarmos falhas em seu desenvolvimento, tais como: apontamento incorretos, levantamentos parciais, e realização em longo tempo, entre outras.
O que contratar?
Quando o serviço é contratado por empresas especialistas, é indicado que o processo seja realizado com um todo, ou seja, do levantamento de campo, a confecção das placas de identificação até a apresentação dos laudos de avaliação.
Cabe aí a empresa definir exatamente quais suas necessidades.
Quais são as etapas comum nesse processo?
As necessidades variam de empresa a empresa, mas geralmente são:
Levantamento de campo
Confecção das placas de identificação
Inventário físico e colocação das placas
Conciliação Físico x Contábil
Apresentação de Relatórios
Laudos de Avaliação que visam atender Normas Técnicas e Legislação
Inserção das informações em sistemas de gestão ERP (quando não é possível importar)
Quais as informações básicas de um Inventário?
Geralmente os Inventários costumam atender requisitos básicos que podem ser enriquecidos diante de necessidades, entretanto, informações mínimas são:
Número do bem
Descrição completa e resumida
Número de série
Fornecedor
Especificações Técnicas
Dimensões e detalhes como cores, entre outras
Estado Físico
Localização – Centro de Custos – Planta (Unidade)
Usuário
Fotografia
Outras informações podem ser adicionadas diante das necessidades.
Qual o tempo médio para a realização de Inventário e também da Avaliação?
São 02 trabalhos distintos que se completam, o tempo pode variar para cada um deles.
Inventário: o prazo é definido em função do volume de itens e também do número de unidades da empresa a ser realizada; existe também o tempo para a confecção das placas de identificação, sem as mesmas não é possível realizar os trabalhos.
Avaliação Patrimonial: esse serviço quando realizado em empresas com bens comuns em outras empresas de segmento semelhante, pode ser realizado entre 30 a 45 dias após o término do levantamento físico, entretanto, quando, os itens (bens) são produzidos pela própria empresa ou mesmo, são utilizados em segmentos pouco comum, a complexidade em realizar o levantamento pode estender em ate 30 dias o prazo normal para confecção dos laudos.
É possível realizar todo esse processo em menos tempo?
Com certeza sim, entretanto requer equipe maior, custos adicionais muitas vezes com passagens e estadias de última hora, entre outros.
Nossa empresa é especializada em Inventários e Avaliações Patrimoniais em empresas de todos os segmentos a nível nacional.
Nossos serviços são realizados sempre acompanhados de Coordenadores ou Gerentes de Projetos, além da equipe de inventariantes.
Vamos conversar a respeito?
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.
e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

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